5 dicas de documentários com reflexões sobre relações de trabalho


Já trouxemos aqui dicas de filmes, séries e, hoje, listamos 5 documentários que trazem reflexões interessantes sobre relações de trabalho! Como já falamos aqui, "a arte imita a vida" – e se tratando de um documentário, então, gênero que apura informações reais, essa premissa se torna ainda mais pertinente. Vamos lá!


1. Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar


Lançado em 2019, esse documentário traz uma abordagem crítica do capitalismo por meio de Toritama, cidade de pernambuco que é conhecida no Brasil como "a capital do jeans".


O cineasta e diretor do filme, Marcelo Gomes, retratou bem as duas décadas que marcam a história do município, que foi da indústria de agricultura para a têxtil. parte da história do município. A crítica ao capitalismo aparece ao mostrar a realidade de trabalho: cargas horárias excessivas, férias que acabam acontecendo somente no carnaval (por isso o nome) e a situação precária dos trabalhadores.


Uma crítica muito bem amarrada pela narrativa da realidade. Vale o play!


Mais detalhes

Lançamento: 2019

Direção: Marcelo Gomes

Duração: 1h25

Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, Netflix e YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


2. Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda


Como o nome já sugere, esse documentário conta a história de sucesso e consequente fracasso da marca de moda norte-americana Abercrombie & Fitch. O ex-CEO, Mike Jeffries, foi quem transformou a marca em um símbolo de status e exclusividade nos anos 1990. Mas foi, também, o mesmo que adotou uma estratégia um tanto quanto incoerente e excludente, que corroborou para a queda da empresa.


Uma matéria da revista Exame revela um pouco da polêmica por trás das falas dele, em um depoimento de 2006:


"Em toda escola há as crianças legais e populares e as crianças não tão legais. Sinceramente, vamos atrás dos garotos legais (...) Buscamos garotos atraentes tipicamente americanos, com grande atitude e muitos amigos. Muitas pessoas não se encaixam [em nossas roupas], e elas não podem se encaixar. Somos excludentes? Absolutamente."

Fonte: https://exame.com/negocios/ascensao-queda-e-recomeco-a-abercrombie-fitch-alem-do-filme-da-netflix/


E aí? Deu vontade de assistir? Vale a pena!


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2022

Duração: 1h52

Direção: Alison Klayman

Disponível na Netflix


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


3. Indústria Americana


"American Factory" é o nome original do filme que foi eleito como o melhor no Oscar de 2020. Ele escancara o conflito ideológico entre os Estados Unidos e a China, além de fazer pensar sobre as diferentes percepções acerca da força de trabalho. Por meio da chegada de uma multinacional chinesa em Ohio, o documentário traz reflexões interessantes sobre os choques culturais e as diferentes percepções acerca do ofício.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2019

Duração: 1h55

Direção: Steven Bognar e Julia Reichert

Disponível na Netflix


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


4. GIG – A Uberização do Trabalho


De acordo com a definição da própria Globo, ele "lança um olhar sobre o crescimento dos aplicativos e das plataformas que fazem a mediação entre prestadores de serviço e consumidores finais. Debate ainda como esse modelo pode gerar a precarização e a intensificação do trabalho". A realidade que é colocada nas telas retrata bem o que vivemos hoje e percebemos em diferentes serviços, desde os de alimentação aos de carros de aplicativo. O documentário foi premiado na Mostra Ecofalante de Cinema, em São Paulo.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2021

Duração: 1h

Direção: Caue Angeli, Maurício Monteiro e Carlos Juliano Barros

Disponível no Globoplay


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


5. Gigantes dos Alimentos


Apresentado pelo canal History, o "Gigantes dos Alimentos" é um programa documental que mostra o surgimento e o desenvolvimento das principais redes de fast food do mundo. Ao todo são oito episódios que mesclam fatos com os comentários de especialistas de diversas áreas. Em cada um, uma história de sucesso, falhas, visão de mercado, inovação e liderança.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2019

Direção: Nick White

Disponível no Canal History Brasil, no YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


E aí, gostou das indicações? Caso tenha outras dicas, compartilhe conosco nos comentários! Ah, e claro, se já tiver assistido algum desses documentários, conte o que achou!


Em breve, dicas de livros! Não perca nada: acompanhe a iestro nas redes sociais: LinkedIn e no Instagram.


3 visualizações0 comentário