5 dicas de filmes que abordam relações de trabalho


Dizem que "a arte imita a vida", não é mesmo? Por isso, hoje resolvemos trazer 5 indicações de filmes que abordam cenários interessantes sobre relações de trabalho. Da animação ao drama, os diferentes gêneros levantam pautas atuais e que merecem atenção.

Confira!


IMPORTANTE! Pode conter spoiler.


1. A Fuga das Galinhas


Sim, é isso mesmo que você está pensando. Uma animação! Elas podem ser muito úteis para nos ensinar diferentes conceitos, inclusive sobre o mundo corporativo.


Nesse filme, duas galinhas de uma fazenda inglesa descobrem que o futuro está traçado: vão virar comida. Por isso, decidem fugir do galinheiro. Elas arquitetam um plano de fuga ao lado de outros animais e, durante todo esse drama, é possível absorver ricas lições sobre gestão, liderança, trabalho em equipe, criatividade e estratégia.


Vale saber! A curiosidade é que esse filme é um dos de maior bilheteria de animação em stop motion – técnica também conhecida como "quadro a quadro", que dispõe sequencialmente fotografias diferentes de um mesmo objeto para transmitir a sensação de movimento.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2000

Gênero: comédia/animação

Duração: 1h24

Direção: Nick Park e Peter Lord

Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, Netflix e YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


2. Que Horas Ela Volta?


O filme brasileiro que conquistou vários prêmios, nacionais e internacionais, emociona e faz pensar. O drama que se imprime na própria história, sem a necessidade de um conflito épico ou um marco com "guerra física", deixa clara a desigualdade social e a forma como ela se faz presente no dia a dia dos brasileiros.


Val, interpretada por Regina Casé, se muda para São Paulo para proporcionar melhores condições de vida para Jéssica, sua filha. Val trabalha como babá e empregada doméstica em uma casa da elite paulistana e, anos depois, recebe uma ligação da filha dizendo que quer se mudar para São Paulo para fazer vestibular. Quando Jéssica chega e passa a morar com a família, o drama se desenrola e as disputas sintomáticas tomam conta do enredo.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2000

Gênero: drama/comédia

Duração: 1h52

Direção: Anna Muylaert

Disponível em: Apple TV, Google Play Filmes, Globoplay, Netflix, Telecine e YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


3. Eu, Daniel Blake


Um homem de meia idade que perdeu a esposa e, por problemas de saúde, o emprego. Ele procura ajuda do Estado para se sustentar e se depara não só com a negativa, mas com o descaso dos profissionais do serviço social inglês. Sua história se cruza com a de Katie, jovem e mãe solteira que se muda para Londres em busca de emprego.


É um filme que critica a precarização dos serviços públicos e a perda dos direitos sociais em um mundo globalizado. Os dois personagens enfrentam problemas de sobrevivência e se veem desamparados pelo governo.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2016

Gênero: drama

Duração: 1h40

Direção: Ken Loach

Disponível em: Amazon Prime, Apple TV, Google Play Filmes, Globoplay, Telecine e YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


4. Amor sem Escalas


Uma ótima pedida para visualizar o conflito entre modelos tradicionais e modelos inovadores de trabalho. Nesse filme, um profissional que viaja por todo os Estados Unidos para demitir diferentes pessoas têm seu emprego colocado em risco quando outra profissional chega e tenta implementar um sistema que permitirá a demissão feita de maneira remota.


De forma geral, a narrativa do filme engloba, de maneira interessante, assuntos atuais como a competitividade global, a introdução das tecnologias no trabalho, o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores e a constante pressão para as empresas reduzirem custos.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2009

Gênero: comédia/drama

Duração: 1h49

Direção: Jason Reitman

Disponível em: Amazon Prime, Apple TV, Google Play Filmes, HBO Max e YouTube


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


5. 7 Prisioneiros


Lançamento recente, o filme que estreou em novembro de 2021 somou quase 10 milhões de horas assistidas somente na primeira semana. Ele aborda relações de trabalho análogas à escravidão e passa pelo tráfico de pessoas.

Protagonizado por Mateus, um jovem humilde que topa trabalhar em um ferro velho em São Paulo ao lado de outros colegas, o drama revela conflitos morais que o protagonista vive ao perceber o cenário em que está. A trama revela sua mudança de posição, de oprimido para opressor.


Mais detalhes

Ano de lançamento: 2021

Gênero: Drama

Duração: 1h30

Direção: Alexandre Moratto

Disponível na Netflix


>> Para conhecer o elenco, assistir trailers ou obter mais informações, clique aqui


O que achou das indicações? Se já conhecia algum deles, deixe seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião. Ah, e claro, fique à vontade para deixar outras recomendações.


Em breve, vamos trazer também dicas de séries! Acompanhe a iestro nas redes sociais e não perca nada. Estamos no LinkedIn e no Instagram.



3 visualizações0 comentário