A importância da autonomia na rotina de trabalho


É comum ouvirmos de diversos profissionais a insatisfação com a "burocracia" no trabalho. A falta de liberdade para propor, conduzir ou até fazer diferente se torna um empecilho que gera desmotivação diária. E aqui entra a pauta deste texto: a importância de os profissionais terem autonomia no dia a dia e como isso pode ser benéfico para toda a organização. Acompanhe!


4 benefícios de conferir autonomia ao trabalho dos colaboradores


1. Time mais confiante

Vamos a um exemplo extremo e simbólico (a "vigilância" nem sempre acontece de forma literal): se você trabalha com computador, provavelmente se lembra de como é incômodo trabalhar com alguém atrás vendo a sua tela, certo? E não porque há nada errado, mas simplesmente porque gera pressão, ansiedade e, eventualmente, medo. O resultado é óbvio: um trabalho mais moroso, muitas vezes abaixo da expectativa e um profissional inseguro.


2. Melhores entregas

Se o profissional trabalha de forma mais confiante e acredita que sua liderança confia em seu trabalho, certamente ele terá mais liberdade e, portanto, mais motivação e melhores entregas.


3. Empresa mais rentável

A equação é simples: se o time está mais motivado e as entregas são melhores, a chance de a empresa se tornar mais rentável é altíssima. Além disso, fica muito mais fácil enxergar um propósito palpável na existência da empresa, que vai muito além do retorno financeiro.


4. Aumento do senso de responsabilidade

Se o time se sente mais confiante e, então, tem a sensação de pertencer verdadeiramente ao negócio, ele tem mais facilidade para se responsabilizar pelo seu trabalho e pelos resultados gerais. Mais responsabilidade, menos erro e, claro, mais sucesso (tanto para o profissional quanto para a empresa).


E na sua empresa, como anda essa autonomia? Você se sente seguro para propor melhorias? Ou, se você é gestor, qual liberdade você transmite para a sua equipe? Lembre-se: nunca é tarde para mudar a estratégia!


Em breve, vamos trazer detalhes sobre de desenvolver essa autonomia na equipe.

Quer ficar por dentro? Acompanhe nossas redes sociais: estamos no LinkedIn e no Instagram.


11 visualizações0 comentário