top of page

Câncer de próstata: o que você precisa sobre a doença


As informações a seguir foram retiradas de uma cartilha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), do Ministério da Saúde, publicada em 2019 e disponível para leitura aqui.


O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Por envolver um grande tabu – o exame de toque retal –, apesar da doença ser comum, há muitos homens que não se cuidam e não conversam sobre isso.


Lembre-se que este texto não substitui a conversa entre você e o profissional de saúde!


O que é o câncer de próstata?

É o crescimento descontrolado de células da próstata – uma glândula presente nos homens, na frente do reto, abaixo da bexiga – que formam tumores, que podem ser benignos ou malignos (e, nesse caso, câncer).


Quais fatores podem aumentar o risco da doença?

Idade: o risco aumenta com o passar dos anos. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos.


Histórico familiar: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.


Sobrepeso e obesidade: há maior risco da doença em homens com peso corporal elevado.


Como prevenir?

Como na maioria das doenças, adotar hábitos saudáveis diminui as chances de ela se manifestar. Portanto, tenha uma alimentação saudável, mantenha o peso adequado, pratique exercícios, não fume e evite o consumo de bebidas alcoólicas.


Quais são os sintomas?

É comum que a doença não apresente sinais em sua fase inicial. Quando apresenta, os sinais mais comuns são:

  • a dificuldade de urinar;

  • demora para começar e terminar de urinar;

  • sangue na urina;

  • diminuição do jato de urina;

  • necessidade de urinar mais vezes.


Esses sinais também podem ocorrer por doenças benignas da próstata. Na presença de qualquer um deles, recomenda-se a realização de exames para investigar.


Quais exames são utilizados

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata (introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto).


Exame de PSA: exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.


Para confirmar a doença, é preciso fazer uma biópsia, que só é indicada caso seja encontrada alguma anormalidade em algum dos exames.


Há especialistas que recomendam os exames em homens sem sintomas e outros que não são a favor, uma vez que podem trazer tanto benefícios quanto riscos à saúde. Portanto, sempre conheça os benefícios e os riscos que envolvem a realização dos exames e converse com o profissional de saúde para tomar a melhor decisão.


Essas informações foram úteis pra você? Compartilhe sua opinião conosco.


Ah, e claro, envie esse conteúdo para os seus colegas e familiares! A informação pode salvar vidas.


Consulte a cartilha na íntegra clicando aqui.


2 visualizações0 comentário
bottom of page