Carreira em Y: quais as vantagens para o profissional e para a empresa


Se você está no mundo corporativo há algum tempo, provavelmente já ouviu falar sobre a carreira em Y. Vamos entender melhor como esse modelo funciona?


O que é

A carreira em Y nada mais é do que um modelo de carreira em que, em vez de crescer no sentido tradicional, de gestão, o colaborador cresce de maneira técnica, assumindo cargos de especialista.


Normalmente, os profissionais que ascendem na carreira Y não querem assumir cargos de liderança, mas buscam se aprofundar em conhecimentos específicos e têm um conhecimento técnico muito relevante. Eles costumam ser focados em pesquisa, resultados de processos e têm uma sede insaciável por novas descobertas.


O "Y" vem exatamente dessa bifurcação na trajetória profissional, pois o colaborador expande seu leque de opções – que não envolvem cargos de gerência, por exemplo – e traça um caminho diferente do que é habitual no mundo organizacional.


Vantagens da carreira em Y para o profissional


1. Profissional mais motivado

Normalmente, o profissional que assume um cargo de especialista também é reconhecido e remunerado por isso. Se antes o caminho tradicional mostrava que isso só aconteceria pelo crescimento "vertical" – e assumir uma equipe não costuma ser o perfil desse colaborador –, a carreira em Y abre uma nova janela para que o colaborador trabalhe com mais motivação.


2. Competências novas

A carreira em Y exige um estudo constante. Também por isso, é comum que as empresas invistam em capacitação e treinamentos com certa frequência. Sem dúvidas, essa é uma ótima forma de favorecer o desenvolvimento do profissional, que adquire um know-how cada vez maior em sua área.


3. Valorização de carreira

É comum que profissionais técnicos especialistas sejam muito valorizados nas organizações. Afinal, é sempre necessário alguém com conhecimento técnico na área para tomar decisões importantes. Consequentemente, eles são mais valorizados e, muitas vezes, altamente cobiçados no mercado de trabalho.


Vantagens da carreira em Y para a empresa


1. Mais satisfação da equipe, mais resultados para a empresa

É inegável que um profissional que está no lugar em que queria estar é muito mais produtivo, certo? Isso também vale para a empresa: se o time está alocado corretamente, os resultados são mais satisfatórios.


2. Facilidade para solucionar problemas

Se a equipe técnica é bem composta, os problemas que surgirem serão resolvidos de maneira muito mais assertiva. Além disso, haverá um embasamento técnico dado por quem entende 100% daquele assunto.


3. Maior capacidade de inovação

Processos criativos e organizados são ótimas iscas para novas ideias. Isso significa que a empresa terá as pessoas certas – com as ferramentas adequadas e conhecimento suficiente – que vão estimular (ou criar) ações que reduzem custos, otimizam processos, aumentam resultados e por aí vai.


E você, é um especialista em busca de uma nova oportunidade ou é dono de um negócio e precisa recrutar um profissional técnico? A iestro encontra rapidamente pra você! Entre em contato por e-mail (contato@iestro.com) ou ligue para (31) 98301-1734.



14 visualizações0 comentário