Como cuidar da saúde mental no trabalho?



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas sofrem de depressão e ansiedade – o que causa, anualmente, uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial. Além disso, uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, revelou que 53% dos brasileiros tiveram sua saúde mental prejudicada pela pandemia da Covid-19 – porcentagem que só perde para a Itália, Hungria, Chile e Turquia.


Fato é que, infelizmente, esse assunto ainda é um tabu: tem quem ache que depressão é frescura ou falta de vontade, que para tratar a ansiedade basta um conselho positivo, que um ataque de pânico é frescura e outros absurdos por aí. Mas fato é que a sua saúde deve ser prioridade em qualquer lugar – e no trabalho não pode ser diferente, certo? Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis. Confira!


4 dicas para cuidar da saúde mental no trabalho


1. Esforce-se para ser realista


Frustrações nunca fazem bem e provavelmente você já sabe, certo? Em um cenário como o que vivemos, nada melhor do que olhar de maneira crítica para a realidade. Portanto, revisite seus planos e entenda quais expectativas cabem na vida real. Já criou outras expectativas e se decepcionou? Tente avaliar o motivo de elas não terem dado certo para reavaliar os padrões.


2. O trabalho é importante, mas você não deve viver somente para ele


Coloque outros assuntos entre suas prioridades: sua família, seus relacionamentos, sua casa e até mesmo seu bichinho. O trabalho é importante, claro, e provavelmente compõe uma parte significativa da sua renda mensal – mas viver exclusivamente em função dele não é saudável nem para você, nem para a empresa e nem para as pessoas que te cercam. Então alerta aceso sempre que perceber que isso está próximo de acontecer, combinado?


3. Planeje suas pausas


Ainda que cinco minutinhos no meio daquele turbilhão de tarefas pareça impossível, tente exercitá-lo. As pausas são fundamentais para os processos correrem bem e, inclusive, para a sua concentração e para você ter uma visão real do que está fazendo. Aliás, já ouviu falar na técnica Pomodoro? O método de gestão de tempo sugere que você trabalhe por 25 minutos ininterruptos em uma tarefa e descanse cinco e, depois de concluir quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa mais longa, de 30 minutos. Se ainda não conhece, aproveite para fazer o teste!


4. Converse com um profissional da área

As dicas podem te ajudar, mas não há nada melhor do que um especialista para atuar de maneira eficaz. Por isso, se a sua saúde mental estiver dando sinais recorrentes de que algo não está legal, não hesite em procurar um psicólogo e, talvez, um psiquiatra.


Gostou das dicas? Continue vendo mais conteúdos como esse em nosso Instagram: siga @iestrorecrutamento no Instagram.


11 visualizações0 comentário