Entrevista de desligamento: o que é e como fazer?


Embora seja uma prática pouco comum no mercado, a entrevista de desligamento é uma conversa extremamente importante e necessária para qualquer empresa que deseja fomentar um ambiente de trabalho cada vez melhor.


Basicamente, é uma conversa entre o profissional de RH e o colaborador que está saindo (por demissão ou vontade própria). Ali, é o momento de receber um feedback sincero do profissional e obter insights sobre o negócio. Ela costuma ser uma boa ferramenta porque, como não há mais vínculo com a empresa, espera-se que o colaborador sinta-se mais confortável para dar retornos honestos.


Como fazer uma entrevista de desligamento?

Antes de tudo, é preciso considerar um aspecto importantíssimo: aquele profissional provavelmente está abalado com a saída. Portanto, empatia e respeito em primeiro lugar, combinado?


O processo pode ser feito por meio de uma ligação, por um formulário on-line ou pessoalmente. No caso da ligação e da conversa presencial, é mais fácil ter uma conexão com o profissional e, assim, um diálogo com mais qualidade.


O tom da conversa deve ser sempre adequado à circunstância. Se a empresa fez o desligamento, o ideal é dar mais espaço para o colaborador se expressar sem ser julgado; caso a decisão tenha partido dele, vale ir por um caminho que busca entender seus motivos.


Entre as perguntas que podem ser feitas, estão:


  • Você indicaria a empresa para outros colegas?

  • Você avalia que a comunicação interna da organização era efetiva?

  • A sua relação com os ex-colegas de trabalho e com os seus superiores era saudável?

  • O que você gostaria de saber antes de ter sido contratado?

  • Você sentia que tinha oportunidades de desenvolvimento?

  • Quais dicas você deixaria para a evolução da empresa?


De toda forma, vale lembrar que o entrevistador deve se comportar, na maior parte do tempo, como um ouvinte.


Gostou desse conteúdo e quer continuar lendo artigos do tema? Siga a iestro no Instagram.


16 visualizações0 comentário