
Todo o mercado sabe qual é a importância de um feedback bem feito. Afinal, saber o que está sendo executado com maestria e em quais tópicos é possível melhorar é bom para o profissional e para a empresa. Contudo, muitos gestores não se planejam para esse momento e acabam cometendo alguns erros.
A seguir, separamos alguns motivos que vão mostrar a importância de fazer um planejamento antes de dar um feedback. Confira!
1. Organizar dados e fatos
Você, como gestor, só terá dados e fatos que vão justificar a avaliação de um funcionário se houver um planejamento, concorda? Dito isso, é importante fugir de "achismos". Isso porque as percepções, no geral, são muito subjetivas. Portanto, listar e avaliar todo o período que passou e levantar registros sobre determinado assunto vão tornar o momento muito mais assertivo (o relatório que não foi entregue no prazo, a qualidade do conteúdo, o atraso e por aí vai).
2. Estar preparado para eventuais perguntas
Existem colaboradores que são mais questionadores – e isso não é um defeito, apenas um perfil. Ele pode querer saber sobre o motivo de você estar falando aquilo e até mesmo fazer uma pergunta que você não esperava. Aí, mais uma vez, a importância do planejamento: pense nas possíveis perguntas que o funcionário pode trazer de acordo com os tópicos que você pretende elencar.
3. Trazer resultados satisfatórios para todos
O feedback é positivo para o gestor, que consegue valorizar o colaborador e mostrar as oportunidades de desenvolvimento; para o colaborador, que terá um desempenho cada vez melhor e para a empresa, que provavelmente terá mais resultados com um time com boa performance. É exatamente essa importância "coletiva" que exige que um feedback seja muito bem preparado: se for mal planejado, os resultados não vão existir. Em um feedback bem planejado, por sua vez, todos se beneficiam.
Gostou desse conteúdo e quer ver mais artigos como esse? Acompanhe a iestro nas redes sociais: Instagram | LinkedIn.