Fit cultural: o que é e o que um candidato deve saber antes de um novo emprego



Nos dias de hoje, é muito comum que as empresas dediquem uma etapa do processo seletivo exclusivamente à avaliação do "fit cultural". Você está por dentro do assunto? Vamos aos detalhes!


O que é fit cultural?

Nada mais, nada menos do que a avaliação do alinhamento entre os valores culturais da empresa e do candidato. Nessa etapa da seleção, o recrutador vai entender o quanto o profissional pode se adaptar às atitudes, às crenças e aos comportamentos esperados para aquela organização.


Por que o fit cultural é importante?

Sem dúvidas, existir a sintonia entre os valores do candidato e os valores da empresa é imprescindível para uma relação de trabalho saudável e produtiva. E isso é bom para todos os lados: se o profissional está de acordo com o que o negócio prega, ele certamente trabalhará mais mais feliz e motivado. A empresa, por sua vez, provavelmente terá resultados acima da média ao contar com uma equipe sinérgica e altamente propositiva.


Como pesquisar sobre a cultura da empresa em que quero uma vaga?

Prepare-se para a entrevista! Antes dela acontecer, explore todas as informações que estão ao seu alcance: leia o site, as redes sociais e até as opiniões de quem trabalha lá. Certamente, isso vai te dar um direcionamento dos principais pilares da empresa e você poderá avaliar o quanto se identifica.


Ah, e claro, fica a dica: em uma primeira conversa, ao falar de você, tente trazer os valores da empresa com os quais você se identifica – sem dúvidas, vai ganhar uns pontinhos!


Quer acompanhar os melhores conteúdos de desenvolvimento profissional e recrutamento? Siga a iestro no Instagram.



18 visualizações0 comentário