Liderança e cultura da empresa: têm a ver?


Há quem pense que os líderes de uma empresa são responsáveis apenas por delegar demandas ou gerenciar equipes. A verdade é que isso é, sim, uma parte do trabalho, mas está longe das funções de uma boa liderança.


Isso porque a liderança tem um papel imprescindível na construção e no cascatearemos de uma cultura organizacional. Esse profissional deve, antes de tudo, estar guiado pelo propósito da empresa e passar isso adiante, sempre respaldado pela visão, missão e valores do negócio.


A cultura de uma empresa, assim como a de diferentes povos, é aprendida coletivamente. E esse é um ponto crucial para entender a relação entre líderes e cultura.


Se os liderados têm pouco ou nenhum domínio sobre os aspectos organizacionais do seu negócio, é muito provável que o errado não seja ele, e sim a gestão. Nesse cenário, é importante se fazer perguntas como: “Quais ferramentas eu ofereço para falar da cultura da minha empresa”; “Eu reconheço a minha equipe quando se mostram alinhados ao que a empresa acredita?”; “Como eu guio os colaboradores para que atinjam as metas relacionadas à cultura?”.


Como qualquer outra coisa dentro de uma empresa, cultura exige planejamento. Uma cultura organizacional não se constrói da noite para o dia. É importante que ela seja planejada, colocada em ação e, então, medida.


Palavra de especialista

A cultura passa por todas as áreas, desde a forma como a equipe se comporta à maneira como se comunica. “A cultura é um valor plural que pode ser percebido em várias ações: no comportamento da liderança, na forma como nos comunicamos com o público interno, no layout e na infraestrutura dos escritórios, nas relações interpessoais”, afirma Olivia Gryschek, líder global de RH da Hotmart Company, em uma publicação da Você RH.


E na sua empresa, acredita que a liderança é suficientemente capacitada para cascatear a cultura e inspirar seus liderados? Se a resposta foi não, ainda é tempo para fazer diferente, hein?


Conte com a iestro nessa jornada! Acompanhe os nossos conteúdos e fique por dentro das tendências do mundo do RH: LinkedIn | Instagram.


3 visualizações0 comentário