Liderança inclusiva: o que é e quais são os seus pilares



A liderança inclusiva é importante desde sempre, mas nos últimos anos essa relevância ganhou ainda mais destaque. Hoje em dia, aliás, um líder inclusivo é muito mais sustentável para qualquer empresa, uma vez que ele valoriza as pessoas e compreende a riqueza que a diversidade traz para qualquer ambiente.


Mas o que é uma liderança inclusiva?

Em linhas gerais, estamos falando de um líder que é exatamente o oposto daquela figura autoritária de anos atrás. A liderança inclusiva incentiva a diversidade em todo o time, trazendo para perto pessoas dos mais diferentes contextos, valores, habilidades e visões de mundo. Afinal, além do respeito que é premissa básica entre todos, a diversidade e a inclusão dentro de qualquer espaço traz novas perspectivas e, portanto, novas soluções criativas para os mais diferentes desafios.


Os pilares da liderança inclusiva

Um artigo da Gupy citou a pesquisa feita pela empresa Deloitte, responsável pelo estudo precursor do conceito de liderança inclusiva, A análise seis pilares considerados os principais para desenvolver líderes inclusivos. Confira quais são:


  1. Comprometimento. Isso passa por confiar no negócio e se identificar verdadeiramente com os valores da empresa.

  2. Coragem. Enfrentar a liderança com foco na inclusão e ter bravura o suficiente para "lutar" contra a homogeneização padrão dos ambientes de trabalho, além de ter humildade para reconhecer os próprios limites diante dos diversos questionamentos.

  3. Conhecimento de vieses. Saber quais são os vieses inconscientes – que normalmente carregam preconceitos e estereótipos – para trabalhá-los e combatê-los, promovendo a ética e respeito entre todos da equipe.

  4. Curiosidade. Estar aberto ao novo, sempre disposto a ouvir e considerar novas perspectivas e, ainda, não ser resistente às mudanças.

  5. Inteligência cultural. Saber e aprender a lidar com os diferentes jeitos de vida, estar aberto para ouvir e conhecer a cultura e as especificidades das outras pessoas.

  6. Colaboratividade. Empoderar as diferentes pessoas do time, desenvolvendo o senso de pertencimento e dando voz ativa para todos os membros.


E você, consegue identificar lideranças inclusivas em sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!



5 visualizações0 comentário