O que é o bootcamp e quais os benefícios do modelo?


Em linhas gerais, podemos dizer que um bootcamp é um tipo de curso ou treinamento imersivo e intensivo, feito com o intuito de trabalhar e desenvolver habilidades em diversas áreas – embora seja comumente utilizado em cursos de tecnologia e programação.


Como a tradução literal do termo sugere, é um "campo de treinamento", ou seja, uma oportunidade em que há completa imersão em um assunto ou habilidade que se busca desenvolver. É uma espécie de "intensivão" em determinado assunto, que ocorre em um período de tempo relativamente curto.


#ValeSaber

A matéria "Quer mudar de carreira em 2022? Aposte em um bootcamp de tecnologia", publicada pela Revista Exame em 2021, falou sobre a carência do mercado de tecnologia e trouxe a entrevista com Alexandre Tibechrani, General Manager Americas de uma escola global de tecnologia e programação. Quando questionado sobre o funcionamento dos bootcamps de tecnologia, o especialista fez um resgate histórico que explica bem o conceito:


"O nome 'bootcamp' teve origem no exército, quando os soldados combatentes na Guerra Fria passavam por um treinamento militar que simulava um campo de batalha real. Ali, aprendiam técnicas de defesa lutando com colegas e observando as armadilhas. Assim surgiu o nome 'campo básico', traduzido como 'base camp' em inglês, que passou a ser chamado 'bootcamp'. Ao longo do tempo, os conceitos desse tipo de treinamento começaram a ser aplicados em diversos segmentos, com o objetivo de fazer com que estudantes absorvessem o conhecimento teórico e logo em seguida aplicassem em projetos práticos.


"Por exemplo, na Ironhack (...) os estudantes são orientados a desenvolverem seus próprios projetos e exercícios baseados em casos reais. (...) É uma jornada que ensina aos alunos as habilidades técnicas e não-técnicas para superar e vencer os desafios do mercado de trabalho."


4 benefícios de cursos em formato bootcamp

  1. Aprendizado vivenciado na prática

  2. Conhecimento sólido adquirido em um tempo curto

  3. Alinhamento à realidade e à expectativa do mercado de trabalho

  4. Possibilidade de networking


E você, já conhecia esse modelo? Tem alguma experiência que pode ajudar outras pessoas? Compartilhe conosco nos comentários!


Ah, e claro, acompanhe as tendências do mundo corporativo pels redes sociais da iestro: estamos no LinkedIn e no Instagram.





0 visualização0 comentário