
A área de Recursos Humanos tem assumido responsabilidades cada vez mais importantes nas empresas. Um setor que (pelo senso comum) era responsável apenas por fazer contratações e demissões vem se mostrando imprescindível quando o assunto é o clima corporativo. Vamos entender o que o RH 5.0 tem a ver com isso!
A proposta do RH 5.0
A premissa do RH 5.0 é o uso de tecnologias voltadas para as demandas dos colaboradores, com foco no bem-estar do time. A combinação das tendências da área – como a inteligência de dados, a automação de processos, o incentivo a partir da gamificação e por aí vai – contribuem para que o RH 5.0 se consolide como um conceito presente em empresas que estão prontas para encarar o futuro.
Além disso, a mudança de mentalidade de custo para valor marca o conceito: é o momento de criar valor para os colaboradores, os verdadeiros responsáveis por colocarem a inovação em prática. Paralelo a isso, a mentalidade de experiência cliente migra um pouco para experiência do colaborador – é a hora de criar uma cultura forte o suficiente para construir uma marca cada vez mais relevante.
Benefícios do RH 5.0
1. Engajamento e envolvimento
Com ações assertivas e estratégicas, é natural que os colaboradores se engajem e se envolvam de maneira cada vez mais ativa nas diferentes iniciativas da empresa – o que resulta em um clima organizacional bom e, claro, em melhores resultados para a empresa.
2. Retenção de talentos
As tecnologias permitem que o espaço corporativo se torne mais competitivo – de forma saudável –, o que é um diferencial para a retenção de talentos. Também vale reforçar o óbvio: quanto mais satisfeitos e felizes, maiores são as chances de um bom colaborador permanecer na empresa.
3. Flexibilidade
2020 foi, também, o ano do trabalho remoto. A realidade da pandemia colocou um holofote sobre um modelo até então pouco explorado. E o RH 5.0 está exatamente nesse lugar, que combina a tecnologia e as novas possibilidades com a otimização de custos e a flexibilidade dos colaboradores.
4. Produtividade
A partir do foco no bem-estar dos colaboradores, é mais fácil entender quais são as motivações e os pontos fracos de cada um. Isso permite visualizar o que de fato motiva uma pessoa e o que pode comprometer a qualidade da sua entrega. Com essa visão, é muito mais fácil (e provável) entregar o que
E por aí, já consegue ver alguns traços do RH 5.0 presentes na sua empresa? Conheça mais sobre os conceitos que podem fazer a diferença em uma cultura organizacional: siga a iestro nas redes sociais (Instagram | LinkedIn).