O seu currículo está mesmo bem construído?


É comum que as pessoas relatem falta de retorno das vagas às quais se candidatam. Nem sempre o motivo é esse mas, nesse momento, é comum se questionar sobre a qualidade do currículo ou mesmo sobre o comportamento no LinkedIn. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença em suas candidaturas. Acompanhe!


5 dicas pra aumentar as suas chances


1. Estabeleça um foco

É normal que alguns candidatos enviem currículo ou se candidatem em diferentes vagas, de diferentes áreas. Você sabia que isso é bem prejudicial? Tanto para os recrutadores quanto para os candidatos, uma vez que ele despende energia para vagas que podem nem ter a ver com o seu perfil. Por isso, faça uma triagem, leia os pré-requisitos e garanta que você dá match com aquela vaga. Isso aumenta as suas possibilidades de ser escolhido e evita que você perca tempo apenas disparando currículo.


2. Seja claro em seu objetivo

No mesmo sentido do primeiro tópico, é fundamental que o seu currículo esteja montado especificamente para aquela vaga ou, no máximo, para aquela área. Estude a sua área é monte o seu currículo especificamente para ela. Caso tenha mais de um interesse, faça dois currículos diferentes.


3. Seja simples

Vá sempre pelo caminho mais simples e objetivo quando o assunto é a “cara” do seu currículo. Ele deve ser objetivo e bem construído, mas tenha atenção ao excesso de informações. Fontes enormes e tópicos desnecessários podem causar poluição visual e tirar o foco dos recrutadores das informações mais importantes.


4. Descreva as suas experiências

Você não precisa (e nem deve) fazer textões explicando as suas atividades em determinada empresa, mas colocar em tópicos o que você executava lá é primordial. Seja direto e sucinto.


5. Confira se as suas informações de contato estão atualizadas

Sim, ainda que pareça óbvio, há quem esqueça. Portanto, antes de se candidatar a qualquer vaga, sempre volte nas suas informações de contato e verifique se eles estão corretos. Afinal, esse será o meio de comunicação da empresa com você. Se estiver errado ou com números e letras trocados, você não será contatado.


Por fim, não entra como uma dica mas como uma orientação: tenha em mente que nem sempre o problema é você ou o seu currículo. Há vagas que recebem milhares de candidaturas e a inteligência artificial podem selecionar somente algumas. O importante é garantir que o seu currículo esteja bem feito.


E você, tem alguma dica sobre o assunto pra compartilhar? Conte pra gente nos comentários!


10 visualizações0 comentário