
Numa tradução literal, os KPIs são os Indicadores-Chave de Performance (do inglês, Key Performance Indicators). Em linhas gerais, são eles que indicam o nível de desempenho de determinado assunto em um negócio – e aí, claro, cada empresa exige seus próprios indicadores.
Abaixo, conheça três benefícios de adotá-los e o exemplo de aplicação na área de Recursos Humanos (RH).
3 benefícios de adotar os KPIs em uma empresa
1. Visão sistêmica dos resultados
A partir da mensuração dos indicadores de desempenho, os gestores conseguem ter uma visão real e sistêmica do andamento das questões da empresa. Assim, é possível verificar se a organização está no caminho certo ou se é necessário redirecionar a rota e tomar novas decisões.
2. Avaliação de performance do time
Assim como os indicadores criam insumo para a gestão sobre os resultados, eles também abrem uma visão sobre a performance de cada equipe. Por meio deles, é possível entender o quanto o trabalho de determinado profissional contribui para o resultado do negócio – e como isso pode melhorar, se for o caso.
3. Decisões baseadas em dados
Você provavelmente já vivenciou alguma situação na empresa em que a decisão foi tomada a partir de suposições. Ainda que as suposições estejam certas, esse é um caminho muito arriscado. Ter dados e fatos para aí, sim, traçar uma nova estratégia é o mais saudável para todos os envolvidos no negócio.
Exemplos de KPIs utilizados no RH
Índice de rotatividade (ou turnover)
Índice de retenção de talentos
Frequência/Absenteísmo
Retorno sobre investimento (ROI)
Desempenho e produtividade
Competitividade salarial
Taxa de promoção
Promoções internas vs. externas
Gostou deste post e quer ter acesso a mais conteúdos assim? Acompanhe a iestro no LinkedIn!