Os erros mais comuns de um processo seletivo



Se você acompanha a nossa página, já entendeu que um processo seletivo não é exatamente a coisa mais simples e fácil de ser feita, certo? Exige técnica, habilidade, experiência e, claro, conhecimento do processo do início ao fim. Abaixo, veja quais são os erros mais cometidos em uma contratação.


4 erros que as empresas costumam cometer em uma contratação


1. Começar o processo antes da vaga estar definida


Às vezes, pela "urgência" da vaga, há alguém da empresa que sugere que o responsável pela contratação já comece o processo. Esse, contudo, é um grande erro: além da busca ser pouco assertiva, porque não se sabe o perfil exato procurado, o profissional perde tempo que poderia estar sendo investido em outros assuntos estratégicos para a empresa. Como o ditado diz, é como dar "um tiro no escuro", entende?


2. Fazer o processo seletivo às pressas


Esse tópico normalmente costuma estar atrelado ao anterior. Fato é que não adianta fazer correndo um processo que exige um tempo mínimo para ser bem feito. Ao conduzir uma contratação assim, muito provavelmente o tempo gasto será o dobro do que seria o normal: a escolha pode não ser a adequada e, então, será necessário um novo processo.


3. Decidir a escolha por afinidade


A afinidade pode ter a ver com o comportamento da pessoa no momento da entrevista, claro. Mas basear-se apenas na afinidade e no quanto o recrutador simpatizou com aquela pessoa, sem dúvidas, não é o melhor caminho. Por isso, vale o cuidado: sempre equilibre a avaliação das habilidades comportamentais e das habilidades técnicas (conhecidas como "soft skills" e "hard skills"). Não adianta a balança pesar só pra um lado, né?


4. Não pesquisar as referências do candidato


Pode ser um critério decisivo entrar em contato com um antigo empregador daquele candidato – afinal, em um currículo cabe muita coisa, né? Então, sempre que possível, a nossa sugestão é sondar com duas ou mais pessoas que já trabalharam com aquele potencial candidato.


Sua empresa precisa de ajuda para fazer contratações? Conte com a iestro, um novo padrão em recrutamento. Entre em contato por e-mail (contato@iestro.com) ou ligue para (31) 98301-1734.


47 visualizações0 comentário