Pesquisa salarial: o que é e qual a sua importância


Você já ouviu falar em pesquisa salarial? Ainda não? Então este texto é para você: vamos explicar a definição e a importância de contar com essa ferramenta no dia a dia de sua empresa. Acompanhe!


O que é a pesquisa salarial

Como o nome propõe, é uma pesquisa que sonda os salários praticados por diferentes empresas em todo o país. É uma ferramenta utilizada por empresas que funciona como fonte de informações para tomada de decisões importantes para o negócio. Por meio da pesquisa salarial, a empresa consegue entender a média dos salários que pratica comparados ao mercado, além de definir uma estratégia de posicionamento.


Por que é tão importante?

Por meio da pesquisa salarial, que funciona como uma base de referência, também é possível definir um valor justo de salários e benefícios para todo o time. Como aponta o artigo da Robert Half sobre o assunto, é também uma ótima forma de atuar na retenção de talentos, além de evitar a perda de profissionais estratégicos da organização. "Ajuda a empresa a definir um pacote justo de salários e benefícios e, assim, atrair, apoiar e reter profissionais importantes. Perder funcionários em posições estratégicas dentro da companhia é um mal a ser evitado. Pois, além da dificuldade de contratar bons colaboradores, o processo de turnover custa caro, especialmente no Brasil", sinaliza.


Como fazer

Existem várias formas de fazer uma pesquisa salarial, que pode variar de acordo com o tamanho da empresa e também do segmento. Normalmente envolve a área de Recursos Humanos (RH) da empresa.


De qualquer forma, é muito importante contar com consultorias especializadas no assunto, pois ter uma base certa e confiável pode fazer toda a diferença no processo. Consultorias têm um banco de dados robusto e podem customizar as informações a partir de dados qualificados e seguros.


Aqui na iestro, temos um time dedicado às pesquisas salariais. Se você precisa de uma, conte conosco! Basta entrar em contato por e-mail (contato@iestro.com) ou telefone, no (31) 98301-1734.


3 visualizações0 comentário