
“Um planejamento nada mais é do que um conjunto de decisões a serem tomadas em um determinado período para alcançar um objetivo. Quando falamos de planejamento de cunho pessoal, estamos falando de aplicar esse conceito em relação às ações a serem tomadas no caminho da vida”. Essa é a definição de planejamento pessoal da Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Nada mais comum do que, em um novo ano, pensarmos em metas ou reavaliarmos os caminhos que pretendemos seguir, certo? Ainda que pareça algo superficial ou desnecessário, fato é que um planejamento pessoal pode trazer benefícios em várias áreas da vida.
Os benefícios do planejamento pessoal
1. Avanços na carreira
Como diz o ditado popular, chegar aonde se quer é mais fácil quando sabemos o que queremos, né? E é isso mesmo. A partir do momento em que você desenha os caminhos profissionais que almeja, é mais simples desenhar as rotas e até prever eventuais mudanças no caminho.
A publicação da ENS explica que, "dependendo de seu atual posicionamento, um bom planejamento pode ajudar você a se posicionar corretamente quanto às ações a serem tomadas: se deve focar mais em sua educação, na construção de um bom network ou se o foco deve mudar para fora, ao olhar para oportunidades em outro ramo de negócios".
2. Maior comprometimento com as metas
No mesmo sentido do tópico anterior, "saber de antemão o que deve ser feito aumenta consideravelmente a eficiência". Ou seja, se você começou o ano com uma lista de metas a serem cumpridas – que fazem sentido para a sua realidade –, você é capaz de traçar as pequenas atividades que devem ser feitas para concluir essas metas. Lembre-se que nada precisa ser pra já: você pode pensar em prazos diários, semanais, mensais e até anuais.
3. Realização pessoal
A realização pessoal – que pode envolver toda a sua vida, inclusive a profissional – nada mais é do que o resultado do compromisso com o seu planejamento pessoal. "Alcançar metas e conquistar objetivos significa vencer na vida para muitos. O planejamento pessoal é uma ferramenta única de ajuda nesse campo", declara o texto da ENS.
O que você precisa para fazer um bom planejamento pessoal?
Isso pode variar de pessoa para pessoa, claro. Mas, de maneira geral, o texto da ENS condensa essas "características" em três principais:
Autoconhecimento, uma vez que se conhecer bem para estabelecer metas é fundamental.
Reconhecimento das próprias missões e valores, uma vez que a missão explica o porquê de você estar fazendo isso e os valores "balizam" o caminho.
Entendimento sobre os seus objetivos, que passa também pelo propósito de todos os itens descritos no seu planejamento pessoal.
E por aí, já fez o seu planejamento pessoal para 2023? Se ainda não, é hora de acelerar, hein?
Para acompanhar mais conteúdos como esse, siga a iestro nas redes sociais: estamos no Instagram e no LinkedIn.