Qual o melhor jeito de conduzir uma demissão?



A verdade é que esse momento não costuma ser bom para ninguém – nem para quem está comunicando, nem para quem vai receber a notícia. Mas, claro, é sempre possível tentar tornar a situação um pouco menos desagradável. Separamos quatro dicas que podem ser úteis. Acompanhe!


4 dicas que podem ajudar em um processo de demissão


1. Respeito e clareza


Ter uma conversa respeitosa é fundamental. Mas, ainda que seja um momento difícil, evite pedir desculpas. Seja direto e claro sobre os motivos da demissão – afinal, a pessoa precisa entender efetivamente porque aquilo está acontecendo.


2. Atenção ao momento


Seria no mínimo estranho demitir alguém que acabou de voltar de uma conferência internacional custeada pela própria empresa, certo? Então, considere sempre o contexto e seja coerente, até para evitar os “murmurinhos”.


3. Indique os próximos passos

Seja bem claro sobre toda a parte burocrática – se necessário, entenda isso com a área responsável antes. Entregue os documentos e explique cada um deles, dando todas as informações para que o profissional dê os próximos passos.


4. Comunique oficialmente o time


Decisão tomada e processo concluído? Comunique o seu time e evite que a famosa "rádio peão" tome conta dos corredores. Não é necessário dar tantos detalhes, mas é importante ser transparente sobre os motivos que causaram a demissão.


Ah, e claro, para evitar ao máximo esse tipo de situação, foque na solução primária: um processo seletivo assertivo, sempre. A iestro te ajuda! Entre em contato por e-mail (contato@iestro.com) ou ligue para (31) 98301-1734.


2 visualizações0 comentário