
"Headhunter", na tradução literal, significa "caçador de talentos". E, bem, é exatamente isso que um headhunter faz: buscar e achar talentos ideais para determinadas vagas. A seguir, explicamos mais alguns detalhes e contamos como costuma ser o dia a dia desses profissionais. Acompanhe!
As características que um bom headhunter costuma ter
Persistência
Habilidade para trabalhar em equipe
Disposição para fazer acontecer
Humildade
Disciplina
Automotivação
Energia
Habilidade de negociação
Análise crítica
Foco
Quais as atividades de um headhunter?
É normal que as atividades variem conforme o cenário de cada empresa. De forma geral, contudo, é comum que o headhunter participe de ponta a ponta de um processo seletivo, do início ao fim. De acordo com a Robert Half, consultoria que é referência no assunto, isso inclui:
Prospecção comercial
Identificação das necessidades dos clientes
Negociação com clientes
Formalização de propostas e contratos
Busca de candidatos usando os diversos recursos disponíveis
Mapeamento de mercado
Entrevistas com candidatos
Elaboração de pareceres técnicos
Organização das entrevistas dos candidatos com os clientes
Acompanhamento da proposta ao candidato finalista
Follow-up dos candidatos contratados
E o dia a dia, como funciona?
A rotina de um headhunter se divide, em especial, em duas áreas: recrutamento e comercial. Não por acaso, é extremamente movimentada e pode mudar muito de um dia para o outro. O comum é que sejam feitas entrevistas com diversos profissionais, atividades comerciais para entender a necessidade de cada cliente e, claro, uma gestão de processo completa. praxe, são feitas entrevistas com diferentes
Diferente do que muita gente imagina, para atuar como um headhunter não é obrigatório ter formação na área de Recursos Humanos. Pelo contrário, é comum que profissionais de outras áreas – desde engenharia a contabilidade, por exemplo – conheçam a área, se apaixonem e se tornem headhunters, especialistas inclusive em encontrar talentos da própria área. O mais importante é ter um bom repertório técnico, saber se comunicar com clareza e ser orientado a resultados.
E aí, acha que essa carreira tem a sua cara? Para ficar por dentro desse assunto e de outras tendências do mundo corporativo, acompanhe a iestro nas redes sociais: estamos no Instagram e no LinkedIn.