Universidade Corporativa: o que é e quais os benefícios


Uma Universidade Corporativa (UC) nada mais é do que uma instituição de ensino pertencente a uma empresa. Um dos seus objetivos, portanto, é capacitar e desenvolver os próprios profissionais daquele negócio – há casos em que essas atividades também se estendem ao público externo.


É muito comum, por exemplo, que essas instituições invistam em cursos voltados para o desenvolvimento da liderança, planejamento estratégico e áreas técnicas do mercado em que a organização está inserida.


Na prática, a UC funciona de uma maneira específica em cada negócio, muito em função das necessidades da empresa e das particularidades do negócio. O que não muda são os benefícios, que naturalmente são resultados dessa implementação. Conheça alguns a seguir.


4 benefícios da Universidade Corporativa


1. Resultados para o negócio

Tendo em vista que o desenvolvimento e a capacitação são voltados para a própria equipe, é comum que o aprendizado adquirido ao longo do curso dê resultado positivo para o próprio negócio.


2. Time engajado

Para além da remuneração, há outros fatores que contribuem para a satisfação do colaborador. A possibilidade de desenvolvimento está entre eles e, sem dúvidas, na maioria das vezes, quanto mais oportunidades, mais motivação.


3. Reputação da empresa

O mercado vê com bons olhos aquelas empresas que oferecem possibilidade de aprendizado para os próprios colaboradores. A busca constante pela evolução na carreira do time faz com que a empresa seja cada vez mais bem vista.


4. Cultura organizacional fortalecida

Os cursos oferecidos pela Universidade Corporativa de uma empresa naturalmente estarão alinhados à missão, visão e valores daquele negócio. Portanto, ainda que indiretamente, a iniciativa torna a cultura empresarial cada vez mais sólida e intrínseca ao dia a dia.


Quer continuar tendo acesso a conteúdos como esse? Siga a iestro nas redes sociais: Instagram | LinkedIn.


1 visualização0 comentário